10/02/2014 | Visitas de Constatação

MPDFT FARÁ VISITAS ÀS OBRAS DE ATHOS BULCÃO EM BRASÍLIA

por Régia Vitória


O painel divisório treliçado do Palácio do Itamaraty será um dos primeiros painéis a serem visitados pelo MPDFT 

Brasília é uma cidade que inspira arte, isso graças a diversos artistas que aqui deixaram sua marca. Um deles é o mestre Athos Bulcão, que fez de Brasília um museu a céu aberto. São 195 obras tombadas pelo GDF, o que deixa evidente sua imensa relevância para a história da capital do país. Mesmo com essa indiscutível importância, muitos trabalhos do artista precisam ser restaurados e preservados. Por isso, a Promotoria de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT instaurou há alguns anos um procedimento para revitalização das obras do artista, que à época ainda não eram tombadas.

Agora, o Dr. Roberto Carlos Batista, em nome da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), e Valéria Cabral, Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão, realizarão uma série de visitas em locais que tenham obras do artista para verificar o estado de conservação em que se encontram. A primeira dessas visitas acontecerá no próximo dia 19 de fevereiro no Ministério das Relações Exteriores. Caso haja necessidade de restauração de alguma das obras do local, a Fundação Athos Bulcão e o MPDFT farão uma carta ao gestor responsável sensibilizando-o sobre a importância da recuperação dos painéis.

Para o Promotor de Patrimônio, dr. Roberto Carlos Batista, “Athos Bulcão representa um patrimônio cultural pelo conjunto de sua obra no DF. A sensibilização do seu trabalho por parte do povo e dos gestores da obra representa a perpetuação desse patrimônio para as presentes e futuras gerações”, finalizou.

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.