12/03/2012 | Série - Athos Bulcão: museu a céu aberto

Athos Bulcão: museu a céu aberto

Conhecendo um pouco sobre a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima!

por Gabriela Lafetá


Foto de Arquivo Fundathos

Nesta semana, estamos começando a série "Athos Bulcão: museu a céu aberto" onde você poderá conhecer um pouco sobre os principais painéis de Athos Bulcão, um dos maiores artistas brasileiros do século XX, que transformou Brasília por meio da integração da arte à arquitetura, dando movimento e cor ao que antes era apenas concreto. A primeira obra apresentada na série será o painel de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. 

A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo de alvenaria inaugurado em Brasília, em 1958. Projetada por Oscar Niemayer, foi também a primeira obra de Athos Bulcão para a capital. Este santuário foi erguido para pagar a promessa feita por dona Sarah Kubitschek em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima pela cura de sua filha que havia sido acometida por uma grave doença.

É um templo católico constituído por uma pequena nave, sacristia e secretaria, com planta em forma de ferradura. A estrutura em concreto armado é definida por três pilares de seção longitudinal triangular que sustentam a laje de cobertura, dando-lhe a forma de um chapéu de freira. As paredes externas são completamente revestidas com os azulejos criados por Athos Bulcão. Esse painel é o único trabalho figurativo de Athos em azulejos, com a pomba representando o Espírito Santo e a estrela, a Estrela de Belém aquela que guiou os reis magos até o menino Jesus.

Athos Bulcão, 1958.
Painel de azulejos.
Entrequadra 307/308 Sul


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.