16/04/2012 | Série

Athos Bulcão: museu a céu aberto

Obra do artista integra o maior centro de lazer de Brasília

por Gabriela Lafetá


Foto de Arquivo Fundathos

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek, localizado no centro de Brasília, possui 4,2 milhões de m² e concentra quadras de esporte, lagos artificiais, parque de diversões, kartódromo, hípica, ciclovia e pista de skate.

Ao longo dos 10 km de pista de corrida e ciclismo, estão dispostas 16 paradas de descanso no Parque, nas quais os frequentadores podem fazer uso dos banheiros, sentar-se sob a sombra das marquises e tomar água gratuitamente. Suas paredes de alvenaria são revestidas por um painel de azulejos criado por Athos Bulcão.

A obra é uma composição abstrata formada por um padrão de peças de cor preta, estampada em fundo branco e entremeada de azulejos lisos brancos, que são dispostos em sentidos variados e de forma aleatória. O contraste produzido pelas cores e pela contraposição figura-fundo faz os painéis visíveis a distância, contribuindo para que as paradas de descanso sejam facilmente localizadas no amplo espaço do Parque.

O projeto de arquitetura das paradas de descanso do Parque da Cidade é de autoria de Glauco Campello, sendo que a concepção geral do Parque é de autoria de Roberto Burle Marx.

Athos Bulcão, 1985
Painel de azulejos
Parque da Cidade - Paradas de Descanso

 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.