04/03/2013 | Restauração de Paineis

Começam os trabalhos do projeto "Restauração de Painéis de Athos Bulcão"

Obras do artista são restauradas em três pontos do Distrito Federal.

por Régia Vitória


O muro pintado da EC 407/408 Norte precisa de limpeza por hidrojateamento, primeiro passo da restauração 

Técnicos em restauração iniciam as atividades no âmbito do projeto "Restauração de Painéis de Athos Bulcão", uma parceria entre a Fundação que leva o nome do artista e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, o CFDD.  Os primeiros trabalhos contemplados são os painéis que integram a arquitetura do projeto de Milton Ramos para a Escola Classe 407 Norte.


Os dois painéis do artista na escola estão em processo de limpeza, primeiro passo para o início do restauro. Para Wagner Matias, profissional responsável pelos trabalhos de restauração, "essa ação visa resgatar as cores e as formas originais que se alteram e se perdem com o tempo. Dessa forma resgataremos a informação que Athos Bulcão quis transmitir ao criar o painel.”


Neste primeiro momento, está sendo realizado um processo de remoção das pinturas por hidrojateamento no painel mural em concreto pré-moldado pintado na lateral da EC 407/408 Norte. Já no painel de azulejos está sendo feita a remoção das sujidades, manchas, eflorescências de sais e excesso de rejunte por meios químicos e mecânicos.


Daniela Nascimento, vice-diretora da Escola Classe 407/408 Norte, acredita que a restauração dos painéis de Athos Bulcão vai trazer muito mais do que melhoria na parte física da escola, o trabalho tem um valor artístico inestimável. “Faz parte do tombamento da cidade. As obras embelezam a escola e estimulam a valorização artística desde a infância”.


Próximos passos
Os próximos painéis a serem restaurados pelo projeto são os do Instituto de Saúde Mental do Riacho Fundo (ISM) e do Mercado das Flores. Para o administrador do local do ISM, Ronaldo Andrade Freitas, a restauração do painel é a revitalização da história do Brasil. Ele conta que o espaço que hoje é destinado à saúde mental dos brasilienses já foi a residência oficial da presidência da república e por isso, tem um valor histórico muito grande. “Restaurar a obra de Athos Bulcão naquele local é valorizar a história do nosso país”, contou Freitas.


O Mercado das Flores, a única "floricultura" aberta 24 horas em Brasília, recebe diversos turistas e alunos de escolas do DF ao longo do ano. “Todos ficam encantados com o painel de azulejos de Athos Bulcão”, conta Maria José Barbosa, 58 anos e que há 26 anos tem uma banca no local. “Estou aqui desde a criação do Mercado das Flores e nunca vi a obra do artista tão danificada. Restaurá-la além de ser importante para outras gerações que virão, irá atrair mais turistas, e com isso, nossas vendas também vão melhorar”.


A empresa responsável pela restauração dos painéis de Athos Bulcão, a Matias & Martins Restauração e Projetos atua no mercado há oito anos e tem uma equipe formada por técnicos que atuam há mais de 20 anos no mercado, com experiência em restauração de diversos painéis importantes para o país como os da Igreja Matriz de Pirenópolis, da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e da Capela do Palácio da Alvorada, em Brasília, além de obras de Aleijadinho e Veiga Valle, dentre outros.


 


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.