17/06/2013 | Informações técnicas

Saiba mais sobre o painel de Athos que está sendo restaurado

Informações técnicas sobre o painel de azulejos no Instituto de Saúde Mental

por Fundathos


O painel de azulejos, de 15 x 15 cm, esmaltados na cor branca, sobre fundo azul é composto de três padrões de peças. O primeiro padrão possui um círculo centralizado em relação à peça. O segundo padrão consiste em um arco em semicírculo, sendo que suas extremidades coincidem com os cantos dos lados da peça. O terceiro padrão apresenta um segmento de reta inclinado, que se estende de um a outro lado da peça. Esse segmento de reta, na cor branca, divide a peça em dois trapézios, espelhados e rebatidos um em relação ao outro.

Painel de azulejos cerâmicos com aplicação de padrões geométricos, por meio da técnica de impressão serigráfica (silk screen) industrial. Definido o motivo, Athos fez o desenho, auxiliado por desenhistas assistentes, o qual foi enviado para o Rio de Janeiro, acompanhado dos números das cores, selecionadas em uma paleta criada pelo próprio autor. Aos fotolitos e as telas, seguiu-se a impressão e a queima das amostras, que foram enviadas de volta para aprovação. O processo de produção do azulejo segue as seguintes etapas: mistura de matérias-primas (argila, talco, carbonatos etc), secagem e granulação da massa em spray-dryer, conformação, decoração, queima. Os azulejos, submetidos à aplicação superficial de esmalte para garantir impermeabilidade, passaram possivelmente por mais de uma queima, para o encobrimento de eventuais defeitos e a garantia da homogeneidade cromática.


A arte
Estabelecendo uma ligação entre a herança portuguesa, o barroco brasileiro e a arte moderna, sobretudo o neoconcretismo, o painel, por meio da arte combinatória entre azulejos com três padrões geométricos e uma cor além do branco, assume um caráter dinâmico, característico da arte cinética.

O padrão de azulejos da obra em análise apresenta soluções visuais que o aproxima de alguns preceitos da arte concreta tal qual expressos por Theo Van Doesburg no início do século XX. Dos seis itens expressos no texto de introdução do primeiro número da revista Arte Concreta, podemos destacar um, que remete a este caso: “ 4º. A construção do quadro, assim como seus elementos, deve ser simples e controlável visualmente.” (DOESBURG , 1930)

Cabe citar ainda as relações possíveis com o movimento neoconcreto que, tendo surgido no final da década de 50 no Brasil, opunha-se ao dogmatismo concreto e passava a pensar a arte como campo de experimentação, longe da ortodoxia da forma e mais próximo do sujeito, do tempo e do espaço. Neste painel, observamos a liberdade para experimentar as possibilidades de combinações, o que reforça a aproximação de Athos com o pensamento neoconcreto.

A simplicidade dos padrões estampados nos azulejos transforma-se em uma composição lúdica e dinâmica devido à movimentação de cada peça e ao arranjo aleatório do conjunto. As cores azul e branco remetem diretamente à tradição portuguesa da azulejaria de fachada incorporada pelo colonial brasileiro.

Usando o conceito de “obra-para-si”, que trata da “imagem produzida pela obra no sujeito”, o painel instiga o observador, sempre tentado a encontrar a regra, a buscar os continentes dos diferentes conteúdos, ou dito de outro modo, a buscar os vazios correspondentes aos cheios, e vice-versa. As regras, ao mesmo tempo claras e obscuras, conduzem no que diz respeito ao “objeto-em-si-e-para-si”, a uma relação lúdica, ou seja, um jogo entre a obra e o espectador.

Consta que este imóvel, que atualmente abriga a sede do Instituto de Saúde Mental (ISM/GDF), serviu de residência para os presidentes Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.

O painel fica localizado na EPNB km 04, Área Especial, s/nº - Riacho Fundo I – Granja do Riacho


 


Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.