O Calendário Ilustrado Athos Bulcão é uma publicação anual – calendário de parede 30 x 30 cm – que há mais de 20 anos divulga a obra deste importante artista brasileiro, cujo trabalho se encontra integrado a edifícios de Brasília, de diversas cidades brasileiras e estrangeiras, abrangendo América Latina, Europa, África e Ásia. Para viabilizar sua impressão e distribuição, a Fundação Athos Bulcão, instituição sem fins lucrativos, realiza, de outubro a dezembro, uma campanha de financiamento coletivo, pela plataforma Catarse. O recurso recebido dos apoiadores é todo revertido para a ação, que se constitui, também, como medida de salvaguarda do patrimônio artístico legado por Athos, uma vez que divulga, de forma ampla, sua obra

Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2020

A campanha do Calendário Ilustrado 2020 está no ar! Para celebrar os 60 anos de Brasília, a Fundação Athos Bulcão selecionou, para ilustrar a edição 2020 do calendário, obras que o artista criou no final da década de 1950 e começo da década de 1960, no momento de criação da nova capital, e da mudança do artista para a cidade. Seu apoio é imprescindível para imprimir e distribuir o calendário! Você pode colaborar até o dia 1º de dezembro, a partir de R$ 30,00. Em troca, pela sua contribuição, você recebe em casa exemplares da publicação e lindas recompensas que reproduzem obras de Athos Bulcão, como marcadores de página, livros, ecobags, mouse pads, joias de prata, baralho e até peças de azulejos do artista emolduradas, além de ter o nome impresso na publicação, na seção de agradecimentos, desde que sejam feitas até o dia 3 de novembro.

Acesse, apoie, compartilhe! Contamos com sua ajuda: www.catarse.me/calendarioathosbulcao2020



Atos para preservar Athos Bulcão - Seleção de Escolas 

Ao longo do ano, a Fundação Athos Bulcão realizará o projeto Atos para Preservar Athos Bulcãoque prevê ações de acessibilidade e a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas mediadas pelas obras do artista para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e público em geral. O objetivo é aproximar crianças, jovens e adultos do legado artístico deixado por Athos Bulcão. Divulgamos o processo de seleção de escolas para participar do projeto. Para participar da seleção, as escolas interessadas deverão se inscrever até dia 08 de março de 2019 no seguinte link: http://bit.ly/selecao_escolas_fund, manifestando o interesse nas datas e horários disponíveis. 



Atos para preservar Athos Bulcão - aditivo ao termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão informa que devido à dificuldade em encontrar profissionais com natureza jurídica para a seleção de palestrantes e monitor para contratação para o projeto "Atos para preservar Athos Bulcão", será permitido que participem da candidatura profissionais que recebam como pessoa física. Os custos dos impostos a serem recolhidos serão arcados pela instituição. As inscrições seguem até o dia 8 de fevereiro. O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas mediadas pelas obras do artista a estudantes do ensino fundamental da rede pública e ao público em geral, além de ações de acessibilidade. Veja no Termo de Cotação Prévia detalhes do projeto e informações para o envio das propostas. Informações: fundathos@fundathos.org.br

- Termo de Cotação Prévia 01/2019 – Atos para preservar Athos Bulcão

Data de Publicação: 04/02/2019



Atos para preservar Athos Bulcão - prorrogação do termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão prorroga até 8 de fevereiro o termo de cotação prévia para contratação de prestadores de serviço – palestrantes e monitor para visitas guiadas – para o projeto "Atos para preservar Athos Bulcão". O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas guiadas pelas obras do artista a estudantes do ensino fundamental da rede pública e ao público em geral, além de ações de acessibilidade. Veja no Termo de Cotação Prévia detalhes do projeto e informações para o envio das cotações. Informações: fundathos@fundathos.org.br

- Termo de Cotação Prévia 01/2019 – Atos para preservar Athos Bulcão

Data de Publicação: 29/01/2019



Atos para preservar Athos Bulcão - seleção de estagiário

A Fundação Athos Bulcão está selecionando estagiário para compor a equipe do projeto “Atos para preservar Athos Bulcão”. O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas guiadas pelas obras do artista a estudantes do ensino fundamental da rede pública e ao público em geral, além de ações de acessibilidade. O estágio prevê o apoio no planejamento e implementação desse conjunto de ações.

Podem participar da seleção estudantes dos cursos de artes plásticas, jornalismo, arquitetura, turismo e história, a partir do 4º semestre. Os interessados devem ler o edital de seleção e enviar o currículo com resposta à pergunta “O que o motiva a participar do projeto?” até o dia 18 de janeiro de 2019 para fundathos@fundathos.org.br. Informações: (61) 3322-7801. 

- Edital de seleção de estágio – Atos para preservar Athos Bulcão

Data de Publicação: 09/01/2019



Atos para preservar Athos Bulcão - termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão divulga o termo de cotação prévia para contratação de prestadores de serviço – palestrantes e monitor para visitas guiadas – para o projeto "Atos para preservar Athos Bulcão". O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas guiadas pelas obras do artista a estudantes do ensino fundamental da rede pública e ao público em geral, além de ações de acessibilidade. Veja no Termo de Cotação Prévia detalhes do projeto e informações para o envio das cotações, até 25 de janeiro de 2019. Informações: fundathos@fundathos.org.br

- Termo de Cotação Prévia 01/2019 – Atos para preservar Athos Bulcão

Data de Publicação: 09/01/2019



Calendário Ilustrado

O objetivo do projeto do Calendário Ilustrado - Obras de Athos Bulcão, editado anualmente é o de dar continuidade à divulgação do trabalho deste artista plástico que escolheu Brasília para viver e presentear com a beleza de sua obra, proporcionando ao público em geral a possibilidade de colecionar imagens do trabalho do artista. Clique aqui e contribua com a campanha CALENDÁRIO ILUSTRADO ATHOS BULCÃO 2019:

www.catarse.me/calendarioathosbulcao2019



Projetos Fundação Athos Bulcão e CDCA - publicação do termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão divulga os termos de cotação prévia para os projetos "12º Festival de Teatro na Escola" e "Jornal Radcal". Os projetos participarão da seleção do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2016 – FDCA/DF celebrado pelo CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO DISTRITO FEDERAL – CDCA-DF. Veja nos arquivos abaixo os detalhes dos projetos e informações para o envio das cotações prévias, até 21 de outubro de 2016:

- Termo de Cotação Prévia 02/2016 - Festival de Teatro na Escola

ERRATA: no item 10, Assessor de Imprensa, onde se lê: "Profissional responsável pela divulgação do curso, sobre a concepção e todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento, impressão e lançamento do Livro Acervo. / Mensal / 2", leia-se "Profissional responsável pelo alcance de mídia espontânea em todo o Distrito Federal e junto a instituições da área cultural, artística e educacional do país divulgando as diversas ações do projeto, com entrega de clipping de notícias e valoração de mídia. / Mensal / 7"

- Termo de Cotação Prévia 03/2016 - Jornal Radcal

Data de Publicação: 06/10/2016

Data de Atualização: 17/10/2016



Athos Bulcão: Arte e Patrimônio - Resultado do termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão torna pública a lista dos profissionais e empresas vencedoras do termo de cotação prévia para o projeto "Athos Bulcão: Arte e Patrimônio". O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê o desenvolvimento e impressão do "Livro Acervo", edição bilíngue, com as obras de arte de Athos Bulcão que pertencem à coleção da Fundação Athos Bulcão; e o curso gratuito "Athos e a Cidade". Veja aqui o resultado. Em breve os vencedores serão convocados para a assinatura dos contratos.

Data de Publicação: 10/10/2016



Jornal Radcal - inscrições para o Conselho Editorial Jovem

A Fundação Athos Bulcão convida jovens, com idades entre 15 e 18 anos, estudantes das escolas públicas de Ensino Médio do DF, para construir o novo Radcal.

Talvez você não saiba, mas o Radcal foi uma espécie de melhor amigo e companheiro da juventude do Distrito Federal. Um jornal pensado e feito por jovens e distribuído gratuitamente aos os estudantes da rede pública de ensino da nossa cidade. Uma proposta de comunicação que acredita na inteligência e no potencial criativo do jovem.

A galera que vai participar do Conselho Editorial Jovem tem o desafio de produzir a próxima edição do Radcal pensando pautas, escrevendo textos, produzindo vídeos e fotografias, compartilhando suas experiências e ideias.

Tá a fim de encarar esse desafio? Participe da seleção do Conselho Editorial Jovem do Radcal. Leia atentamente nossas orientações e preencha este formulário. O prazo foi prorrogado até 26 de setembro (segunda-feira). Temos diversas informações importantes lá. Depois é só aguardar que a nossa equipe entrará em contato com você.

Aguardamos seu contato!

Data de Publicação: 15/09/2016

Atualizado em: 23/09/2016



Athos Bulcão: Arte e Patrimônio - prorrogação do termo de cotação prévia

A Fundação Athos Bulcão prorroga até 14 de agosto de 2016 o termo de cotação prévia para contratação de prestadores de serviço para o projeto "Athos Bulcão: Arte e Patrimônio". O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê o desenvolvimento e impressão do "Livro Acervo", edição bilíngue, com as obras de arte de Athos Bulcão que pertencem à coleção da Fundação Athos Bulcão; e o curso gratuito "Athos e a Cidade". Veja aqui o Termo de Cotação Prévia, com os detalhes do procedimento de seleção e contratação.

Adendo

1. Informações adicionais ao item 12 do Termo de Cotação Prévia, impressão do material didático para o curso:

- Detalhamento técnico: formato A4, papel 75 g/m², encadernação em espiral, capa tranparente, fundo preto, 408 páginas (cópias em preto) e 6 páginas (cópias coloridas)

Data de Publicação: 01/08/2016



15º Cena Contemporânea Festival Internacional de Teatro de Brasília

A Fundação Athos Bulcão em parceria com a Cena Promoções Culturais realizarão o 15º Cena Contemporânea no período de 19 a 31 de agosto de 2014 em Brasília, para público de todas as idades e classes sociais. O projeto foi selecionado por meio de Edital FUNARTE para realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais. Por esta razão, abrimos processo seletivo para contratação de prestadores de serviços. Os detalhes do procedimento de contratação estão no Termo de Referência.

Data de Publicação: 16/09/2013



Azulejos em Brasília Azulejos em Lisboa Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca

2012.2013 é o ano do Brasil em Portugal e Athos Bulcão terá suas obras expostas no país lusitano. Para resgatar o histórico da azulejaria portuguesa como influência na azulejaria brasileira, será realizada uma mostra com obras do artista brasileiro que bem se serviu desse suporte para intervir artisticamente em obras aquitetônicas. A mostra "Azulejos em Brasília Azulejos em Lisboa Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca" conta com uma série de imagens de obras de Athos Bulcão. A exposição visa buscar a aproximação entre a azulejaria tradicional portuguesa, sua relação com a arquitetura, a conseqüente influência na arquitetura colonial brasileira e depois na que se estabelece no Brasil após a vinda da corte portuguesa. CONTRATA-SE Fundação Athos Bulcão abre processo seletivo para contratação de prestadores de serviço para o projeto Azulejos em Lisboa, Azulejos em Brasília – em Torno da Estética Barroca. Os detalhes do procedimento de contratação estão no Termo de Referência.

Acompanhe o projeto aqui:



Restauração de Painéis de Athos Bulcão

A Fundação Athos Bulcão foi contemplada por meio de carta-consulta do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – CFDD com o projeto “Restauração de Painéis de Athos Bulcão”, selecionado como prioritário na 142ª Reunião Ordinária do Conselho. O projeto visa restaurar quatro trabalhos do artista em Brasília, são eles: painel de azulejos da EC 407 Norte, pintura dos 21 módulos em concreto pré-moldados também da EC 407 Norte, painel de azulejos do Instituto de Saúde Mental e restauração do painel de azulejos do Mercado das Flores. Veja aqui o Termo de Parceria, os Critérios de Contratação e as etapas 5 e 6 dos Critérios de Contratação.

Realização:
Logomarca Fundação Athos Bulcão
Apoio:
Logomarca Governo Federal

Conselho Federal Gestor dos Direitos Difusos e Secretaria Nacional do Consumidor.

Acompanhe o projeto aqui:



12ª Participação Brasileira na Quadrienal de Praga

A Fundação Athos Bulcão foi parceira da Fundação Nacional das Artes na produção executiva da participação brasileira na 12ª Quadrienal de Praga. A PQ é uma exposição singular que vem acontecendo desde 1967 na República Tcheca e é considerada o maior evento de design cênico do mundo. Na edição 2011, o Brasil recebeu a "Triga de Ouro", prêmio máximo da mostra. Realizado a cada quatro anos a mostra reuniu trabalhos de mais de 70 países. Para saber mais acesse: pq11.wordpress.com



Exposições Itinerantes

A iniciativa consiste na realização de uma exposição de 15 serigrafias , em tamanho 50 x 70 cm, assinadas pelo artista, impressas como múltiplos de suas principais obras, em escolas públicas de diversas regiões administrativas do Distrito Federal que atendem a modalidade de Educação Infantil. O objetivo é aproximar as crianças do legado artístico deixado por Athos e possibilitar que a escola amplie sua atuação no que se refere à educação patrimonial. Em 2011, o circuito foi promovido como projeto do Ponto de Cultura da Fundação Athos Bulcão, realizado por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e Ministério da Cultura, com duração de três anos. Desde 2000, 70 escolas já foram contempladas com o projeto, totalizando aproximadamente 34 mil estudantes. Desde 2009, a vida e a obra do artista Athos Bulcão passou a ser conteúdo obrigatório na grade curricular das séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Nesse sentido, o projeto contribui com a formação de estudantes e professores ao proporcionar uma vivência da arte em seu cotidiano.



Fórum Brasília de Artes Visuais

Desde a década de 1990, por meio da realização de sete edições do reconhecido Fórum Brasília de Artes Visuais, a Fundação Athos Bulcão vem contribuindo enormemente para a produção de pensamento a respeito das artes contemporâneas na capital. O Fórum, evento concorrido e concentrado de atividades como oficinas, exposições e conferências com artistas e especialistas nacionais e internacionais, confere a Brasília caráter de pólo de circulação de pessoas e produções. A última edição foi realizada em 2009, tendo como título “Arte e arquitetura – Balanço e Novas Direções”, que resultou em uma publicação de um caderno de artigos em parceria com a Editora Universidade de Brasília. A proposta da última edição do Fórum foi mediar uma análise dos contextos históricos e artísticos nos quais essas relações tomaram lugar. Sob a curadoria de Agnaldo Farias e Fernanda Fernandes, as atividades do Fórum englobaram a realização de quatro palestras, quatro mesas-redondas e duas oficinas.



Campanha Athos de Amor - Futura sede da Fundação Athos Bulcão

Após intensa articulação junto ao Governo do Distrito Federal, a Fundação Athos Bulcão continua se dedicando à conquista do terreno que deverá abrigar o novo prédio de sua sede. A Pedra Fundamental foi lançada no dia 2 de julho de 2009 e na ocasião foi apresentado o projeto arquitetônico da sede da Fundação, de autoria do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), parceiro de Athos na segunda fase da sua vida. Saiba mais sobre a Campanha Athos de Amor no hotsite www.fundathos.org.br/novasede



Mostra Itinerante Teatro na Mochila

O projeto é uma mostra itinerante pelas cidades-satélites do DF dos espetáculos que obtiveram mais destaque no Festival de Teatro na Escola. O objetivo, em parceria com o Fundo da Arte e da Cultura, é promover a circulação dos trabalhos produzidos pelos jovens, de modo a fortificar as ações dos grupos e a contribuir para a formação de platéia nas comunidades menos favorecidas. Em quatro edições, o projeto realizou oficinas e apresentações teatrais, contabilizando 24 espetáculos selecionados, 319 jovens envolvidos diretamente e 9 mil espectadores.



Festival de Teatro na Escola

O Festival de Teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo é oferecer uma experiência artística significativa aos jovens que participam e valorizar o ensino do teatro na escola. Desde sua primeira edição em 2000, foram envolvidos mais de 2.813 jovens, 144 professores e 121 escolas que resultaram na produção de 130 peças, leituras dramáticas e perfomances com um público estimado em 87.500 mil espectadores. Em 2009, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Itaú/UNICEF – Educação e Participação como Vencedor Regional. Os recursos advindos do prêmio viabilizaram a publicação do livro “Teatro na Escola: experiências e olhares”, que é um registro dos sonhos e dos espaços abertos para o teatro na escola ao longo desses 10 anos de intensa atuação.




Conheça as obras de Athos Bulcão em nossa Galeria Virtual

Fundação recebe mostra da artista brasiliense Polyanna Morgana

© 2006 - 2014. Fundação Athos Bulcão. Direitos Reservados.
W3 Sul CRS 510, Bloco B, Loja 51 - Asa Sul - Brasília, DF. - Telefones: (61) 3322-7801, (61) 98435-9726 (WhatsApp loja) ou (61)99530-8031 (WhatsApp escritório)
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.